A presidente da ASTRAJURS (Associação dos Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais do Rio Grande do Sul), Dra. Claudia Antonini, participou entre os dias 3 e 5 de julho, em São Paulo, do XXI Encontro do Conselho Latino-Americano e do Caribe de Registro Civil, Identidades e Estatísticas Vitais (CLARCIEV).
Sob o tema central “RCPN. Integrar para identificar. Dignificar para acolher. Autorregular para evoluir”, o evento, realizado pela primeira vez no Brasil, reuniu registradores da América Latina e Caribe para dois dias de debates, trocas de experiências e boas práticas voltadas ao aprimoramento dos sistemas de registro civil desses países.
Composto por 21 países, o Conselho Latino-Americano e do Caribe de Registro Civil, Identidade e Estatísticas Vitais (CLARCIEV) surgiu em 2005 como uma organização que reúne instituições de registro civil com o objetivo de proporcionar um espaço para a troca de experiências e boas práticas no registro e identificação de pessoas.
O conselho tem a missão de promover o acesso de todas as pessoas ao direito à identidade, conscientizando os Estados e a população sobre a necessidade de contar com instituições de registro civil sólidas, modernas e transparentes.